domingo, 10 de junho de 2012

PROJETO: Dona árvore

Eixo: Natureza e Sociedade

Tema: Plantas e suas Famílias

Objetivo: Este projeto tem como objetivo fazer com que as crianças conheçam a natureza e especialmente as árvores, e sua família.

Justificativa: É importante a visualização e exploração da natureza, ajudando assim a criança aprende a conviver e respeitar a natureza.

- Nomear partes da árvore.                                                                                 
- Identificar cada parte da árvore.                                                     
- Conhecer as diferentes partes.
- demonstrar e interessar-se pelo mundo social e natural.
- Reconhecer, identificar e valorizar a natureza.

Metodologia:
Vamos recortar uma cartolina em formato de arvore e pedir para que as crianças identifiquem as partes da arvore.
Também iremos distribuir folhar, flores e frutas para que eles colem.
Após a colagem colocaremos no mural.
Este projeto tem como objetivo fazer com que a criança conheça a natureza em especial a árvore.

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ESCOLA ESTADUAL LUIS VAZ DE CAMÕES

TRANSITO NA ESCOLA

IPEZAL/ANGÉLICA – MS
AGOSTO/2010

ESCOLA ESTADUAL LUIS VAZ DE CAMÕES

TRANSITO NA ESCOLA

Projeto/Ação do PDE-Escola, elaborado para
ser desenvolvido nos meses de Agosto e
Setembro de 2010, pelos Professores de
todos os turnos, Coordenadores e Direção e
envolvendo todos os alunos da E.E Luis Vaz
de Camões, Ipezal/Angélica- MS.

IPEZAL/ANGÉLICA – MS
AGOSTO/2010


SUMÁRIO
Introdução ...........................................................................................................................................04
Justificativa .........................................................................................................................................05
Público Alvo ........................................................................................................................................06
Objetivos .............................................................................................................................................07
Metodologia ........................................................................................................................................08
Cronograma ........................................................................................................................................10
Recursos .............................................................................................................................................11
Avaliação .................. .........................................................................................................................12
Bibliografia/Webgrafia .........................................................................................................................13
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INTRODUÇÃO
Atualmente, nas cidades modernas o trânsito representa um enorme dilema para a vida das
pessoas, pois ao mesmo tempo em que ele permite o acesso à inúmeros locais onde são oferecidos
serviços essenciais públicos, de uso e consumo, o trânsito também é uma enorme fonte de diversos
males, como por exemplo:poluição ambiental, acidentes no transito devido ao desrespeito as leis de
transito como alta velocidade, alcoolismo, imprudência e até mesmo estresse ao volante causando
inúmeras vitimas fatais. Devido a essa relevância esse tema está inserido como ação do PDEEscola.
Sabendo do importante papel transformador que a Escola e a Educação possuem, dentro das
Políticas Educacionais o “trânsito” tem-se abordado como um tema transversal nas Escolas de todo
o país para colaborar na formação de cidadãos, que possam refletir uma solução desses problemas
sendo a escola o agente de transformação social através da conscientização das crianças, jovens e
adultos.
Assim, propomos esse Projeto “OTrânsito na Escola”, seguindo diversos exemplos positivos
existente em todo país, que trata da inclusão desse tema nas práticas educativas das Escolas,
servindo como um canal de informações e formação para as nossas crianças e adolescentes e ainda
estender o projeto à comunidade externa no intuito de conscientizar sobre o Trânsito. Pois o trânsito
só será melhor quando as pessoas se conscientizarem da importância da educação no trânsito e
passarem a contribuir de maneira significativa na construção de um trânsito onde todos os deveres e
direitos são respeitados.
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JUSTIFICATIVA
Visto a importância do tema, e da necessidade de se introduzir esse conteúdo ao currículo
escolar, justifica-se o desenvolvimento do mesmo, Tendo ainda a finalidade de executar uma das
ações do PDE-Escola.
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PÚBLICO ALVO
· Professores, coordenadores, direção e alunos de todos os turnos da Escola Estadual Luis
Vaz de Camões.
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OBJETIVOS
OBJETIVO GERAL
· Desenvolver os valores essenciais a uma boa convivência no Trânsito por meio da Educação
e do Ensino para o Trânsito

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
· Propor atividades em conjunto com a STE da escola, incentivando a pesquisa sobre o tema;
· Identificar a Educação para o Trânsito como fator de segurança pessoal e coletiva;
· Conhecer a historia dos meios de transportes;
· Reconhecer os meios de transportes;
· Colaborar para a formação de comportamentos que proporcionem segurança no trânsito;
· Analisar atitudes positivas e negativas, comparando-as com as normas estabelecidas no
Código Nacional de Trânsito;
· Saber reconhecer e interpretar as principais formas de sinalização no trânsito;
· Conscientizar sobre os primeiros socorros;
· Desenvolver a atenção aplicando-as à obediência à sinalização de trânsito;
· Trabalhar as virtudes importantes na vida em sociedade, tais como: paciência, tolerância,
responsabilidade, humildade etc;
· Conscientizar a população local dos direitos e deveres dos motoristas e pedestres.
· Envolver toda a comunidade escolar num projeto comum, estimulando o trabalho em equipe e
a cooperação.
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METODOLOGIA
O presente “Projeto Trânsito na Escola” será trabalhado, por todos os professores e demais
funcionários da Escola, de forma interdisciplinar, cujo objetivo é integrar o assunto em diversas
situações de pesquisa em livros e atividades na STE, e atividades que envolva palestra com
profissionais capacitados, criatividade e participação efetiva dos alunos, educadores e comunidade
escolar.
Dessa forma, a equipe pedagógica da Escola utilizará várias estratégias para abordar a
temática, e assim alcançar os objetivos do “Projeto Trânsito na Escola”. Logo a seguir são
apresentadas as diversas atividades trabalhadas em “Classe” e “Extra-classe” com passeata na rua
ao redor da escola utilizando diversos recursos, como faixas, cartazes, etc. e também serão
confeccionados semáforos, coletes reflexivos, viseiras, retrovisores de bicicletas, livro de poesia,
carro de material reciclado que serão utilizados pelos alunos em teatros com instrução dos
professores.
Todas as atividades desenvolvidas serão apresentadas no dia “D”, que será realizado no dia
22 de setembro deste ano.

ATIVIDADES EM CLASSE E STE
Trabalhar o trânsito de forma ampla e participativa permite aos alunos analisar os problemas,
as situações e os acontecimentos dentro de um contexto e em sua globalidade, utilizando, para isso,
os conhecimentos presentes nas disciplinas e sua experiência socio-cultural (Faria, 2008).
Abaixo apresentamos os conteúdos que serão trabalhados nas diferentes disciplinas, sempre
com enfoque multidisciplinar.

CONTEÚDO A SER TRABALHADO EM SALA DE AULA E PROFESSORES RESPONSÁVEIS
PELOS MESMOS:
A) PORTUGUÊS, PROFESSORA ISABEL CRISTINA E JULIANA FERREIRA CRUZ
- Leitura de textos sobre trânsito,
- Elaboração de redações e poesias com essa temática,
- Paródias.

B) MATEMÁTICA, PROFESSORA MARIA ELIANA ,MAURÍCIO CÁSSIO NASCIMENTO E CHRIS
PAULINO DA ROCHA
- Elaboração de gráficos e estatísticas de acidentes de trânsito,
- Estudo da velocidade dos veículos

D) ARTES, PROFESSORAS ANAMIR LOURENÇO E GISLAINE DE ARAÚJO TEIXEIRA
- Confecção de cartazes , roupas e etc. para o dia “D”,
- Cores dos semáforos,
- Organização de teatros e dramatizações,
- Desenhos de faixas educativas,
- Pintura da rua de frente à escola para o dia “D”.
- Faixas educativas

- E) HISTÓRIA, PROFESSORAS SIMONE ALMEIDA DE OLIVEIRA E ROZELI DE SOUZA GOMES
- História dos meios de transporte,(bicicleta),
- As Placas.

F) GEOGRAFIA, PROFESSORAS PATRÍCIA OLIVEIRA BATISTA, VERA LUCIA DOS SANTOS
PINHO E MARLI DE CARVALHO OLIVEIRA
- O Semáforo,
- O significado dos sinais de trânsito,
- Os tipos de transporte (bicicleta)

G) CIÊNCIAS/BIOLOGIA, PROFESSORAS SILVANA POLIZEL E GISLAINE CARDOSO
- Primeiros socorros,
- Álcool e direção e Aquecimento Global.

H) INGLÊS, COM A PROFESSORA IVANIR BELO DOS SANTOS
- As cores
ATIVIDADES EXTRA-CLASSE
- Realizar panfletagem de textos informativos para a comunidade em vias públicas, sempre com o
acompanhamento dos professores;
- Realizar uma passeata na "Senama Nacional do Trânsito" com intuito de promover uma reflexão
em todos os seguimentos da comunidade sobre a importância de trabalharmos juntos pela “paz no
trânsito”.
- Palestra com o tema O Trânsito realizado por profissionais da área.

CRONOGRAMA

AÇÃO INÍCIO TÉRMINO RESPONSÁVEL
Elaboração do
Projeto.
20/08/10 30/08/10 Todos os
professores e
digitação PSTE
Silvana Polizel
Atividades em
classe e STE com
os alunos.
30/08/10 21/09/10 Professores de
todas as
disciplinas.
Atividades Extraclasse
e dia “D”
22/09/10 22/09/10 Todos os
professores,
coordenadores,
diretora e alunos.
Elaboração de
relatório escrito
com fotos.
23/09/10 23/09/10 José Teixeira
Filho
Coordenador do
PDE Escola.
Apresentação do
relatório ao corpo
docente.
23/09/10 23/09/10 José Teixeira
Filho
Coordenador do
PDE Escola
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RECURSOS HUMANOS
- Professores, diretora, coordenação e funcionários da escola;
- alunos de todos os turnos;
- comunidade externa durante o dia “D”.

RECURSOS MATERIAIS E TECNOLÓGICOS
- Resma de papel A4,
- Cartolinas e papel crepom,
- Tesouras, cola branca e fita adesiva,
- Pincel atômico,
- Pincel para pintura,
- Tinta guache,
- Caixas de lápis-de-cor,
- Caneta hidrocor,
- Revistas, jornais, gibis e folhetinhos,
etc.,
- Aparelho de DVD,
TV,
- Filmes de DVD,
- Aparelho de som portátil,
- CD's diversos,
- Máquina fotográfica digital,
- STE.
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AVALIAÇÃO
A avaliação do projeto se dará durante a execução dos trabalhos e após, quando se puder
observar a mudança de comportamento, de atitude, de postura ética e moral, nos educandos e
demais segmentos da Escola bem como na comunidade externa. Isso será observado na
convivência social, no contexto do trânsito enquanto pedestres, ciclistas, passageiros e futuros
condutores.
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BIBLIOGRAFIA/WEBGRAFIA
Faria, E.O.F. 2008. Desenvolvendo um projeto com o tema trânsito. APATRU – Associação de
preventiva de acidentes e assistência às vitimas do trânsito. São José do Rio Preto (SP).
http://www.transitocomvida.ufrj.br/DesenvolvendoProjetoComTemaTransito.asp
http://www.educacao.detran.pr.gov.br/index.php
http://pt.shvoong.com/humanities/203955-educa%C3%A7%C3%A3o-tr%C3%A2nsito-direito-devertodos/
http://www.abetran.org.br/

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