domingo, 10 de junho de 2012

Artes

"O Som do Coração"

Atividade de percepção sonora com o filme "O Som do Coração"

 

Introdução


Filho de pais músicos, o menino Evan Taylor cresce em um orfanato e não conhece sua origem. Apesar disso, ele ouve música em todos os lugares e acredita que ela seja uma mensagem de sua família. Decide então sair em busca de sua história. Apesar desse lado de fantasia, o mais interessante é, contudo, destacar os pontos da trama que mostram o garoto escutando diferentes ruídos da cidade, que podem se transformar em música. "Os alunos precisam aprender a escutar os variados sons que passam despercebidos ao seu redor", diz a professora Valéria Caram, do Colégio Pueri Domus, em São Paulo.

Objetivo
Discriminar sons da natureza, da cidade e da sala de aula.

Conteúdo
Sons do ambiente.

Trechos selecionados
Cena que mostra o garoto fugindo do orfanato em direção à cidade (21m07s a 22m07s). Trecho em que ele entra na cidade e começa a prestar atenção nos sons (22m55s a 31m05s). Cena em que o garoto pega um violão e, sem nunca ter experimentado o instrumento, começa a tocá-lo (41m43s a 44m25s).

Atividade
Exiba os trechos do filme. Leve as crianças a um parque, um bosque, uma praça ou qualquer área verde próxima à escola para que escutem os sons da natureza e, depois, a algum local urbanizado, para que fiquem atentas aos ruídos das ruas. Volte para a sala de aula e chame a atenção de todos para as vozes dos colegas. Destaque como vários sons às vezes passam despercebidos, como se fossem apenas parte do ambiente. Depois, faça uma música com as crianças. Peça que elas tentem reproduzir com instrumentos de percussão ou outros que tiver disponíveis os sons que ouviram durante aquela aula.

Avaliação
Observe quais os sons as crianças ouviram e avalie de que forma elas os reproduziram.

http://revistaescola.abril.com.br/fundamental-1/afine-ouvidos-garotada-filme-som-coracao-639763.shtml


Abaporu em mosaico

Trabalhar a disciplina de artes em sala usando diferentes formas de reprodução.
Desta forma contribuindo para que o aluno expresse a sua criatividade.
www.google.com.br/imgres?um=1&hl=pt-BR&client=firefox-a&sa=N&rls=org.mozilla:pt-BR:official&authuser=0&biw=1024&bih=497&tbm=isch&tbnid=1bpb7ngBEyzkeM:&imgrefurl=http://www.flickr.com/photos/lokitariot/sets/72157622378489925/detail/&docid=5xbIDOaQwE8IxM&imgurl=http://farm4.staticflickr.com/3406/3472798822_6f8ae1247f_m.jpg&w=183&h=240&ei=w8qUT8P7G6Ho0QHwqqXnBw&zoom=1&iact=rc&dur=269&sig=109947459538271339376&page=1&tbnh=146&tbnw=111&start=0&ndsp=12&ved=1t:429,r:6,s:0,i:79&tx=65&ty=90

Nenhum comentário:

Postar um comentário