domingo, 10 de junho de 2012

Feira de Ciências

Feira de ciências
Fases da Lua
Prof. Luiz Ferraz Netto
leobarretos@uol.com.br
Objetivo
Identificar as fases da Lua. Compreender como acontece o fenômeno.
Material
•  Projetor de slides ou lâmpada
•  Bola de isopor branca de Ø 15cm
•  Suporte para a bola
•  Mesas, copo e calços.
Montagem
Coloque a bola no meio da sala de aula à altura dos olhos dos alunos e o projetor a 1 metro de uma das paredes da sala (utilize mesas, copo e calços, quando necessários).

Procedimento
Ø Disponha os alunos em quatro grupos, nas quatro paredes da sala e faça-os relatarem como vêem a bola iluminada, enquanto anotam as posições relativas dos três corpos: Sol, Lua, Terra.
Ø Faça a relação entre a experiência e a realidade: projetor = "sol", bola = "lua", aluno = "terra".
Ø Faça os alunos darem uma volta, em torno da sala de aula, no sentido horário, olhando sempre para a "lua".
Ø Faça os alunos anotarem as quatro fases da Lua, indicando a posição relativa dos três "corpos celestes".
Ø Para o professor tornar mais real a experiência, cada aluno poderá ser colocado no centro da sala, girando 360o com a bola na mão (estendida à altura dos olhos). Porém, por economia de tempo, optamos por deixar a "lua" no centro e fazer a turma toda, cada um em seu grupo, girar ao redor da montagem.

Para maiore informações
www.feiradeciencias.com.br/sala02/02_003.asp

Nenhum comentário:

Postar um comentário