domingo, 10 de junho de 2012

Entrevista com Maria Helena Guimarães Castro

 Essa entrevista foi publicada no site Educara para crescerhttp://educarparacrescer.abril.com.br/politica-publica/entrevista-maria-helena-guimaraes-castro-426438.shtml


Maria Helena Guimarães Castro, de 62 anos, é responsável por 5 500 escolas, mais de 250 000 professores e quase 5 milhões de alunos. A atual secretária estadual de Educação de São Paulo parece não temer esses números um tanto assustadores. Aliás, sua história de vida comprova essa postura firme e decidida diante da vida. Depois de casada, mãe de três filhos, Maria Helena se matriculou em um cursinho preparatório para o vestibular e no ano seguinte era aluna de Ciências Sociais da Unicamp. Era a primeira vez que cursava ensino público: "Estudei a vida inteira num colégio de freiras, o Colégio Sacré-Coeur de Maria aqui em São Paulo, entrei com seis anos de idade. Minha história não é uma história de escola pública, é uma história de colégio de freiras".


1   - Como nasceu sua preocupação por politicas públicas em áreas sociais?
Maria Helena Guimarães Castro: A minha preocupação, principalmente com as políticas de Educação e de saúde, tem origem na minha história de vida familiar. Na minha casa, havia um ambiente extremamente politizado desde a minha infância. Tive grande influência do meu avô, que foi fundador do Partido Comunista (PCB, em 1922). No governo João Goulart, ele falava que as reformas programadas eram fundamentais: "Se vier um regime autoritário vai ser um retrocesso". Ele era fã do Darcy Ribeiro e me levou aos debates sobre as reformas de base da área da Educação e da política, sobretudo. Quando veio o golpe de 1964, discutia os efeitos destrutivos do regime autoritário e o que isso poderia representar para o futuro do país, o que isso representava como retrocesso do ponto de vista da estrutura social, de melhorar as condições de vida do conjunto da população brasileira. A questão política dentro da minha casa era conversa do dia-a-dia, era conversa de almoço de domingo, de fim de semana, quer dizer, o ambiente era quente, politicamente falando, até porque meu pai foi vereador pela UDN e o meu avô sempre foi do Partido Comunista. Meu pai era empresário, direitista. Convivi com uma briga política entre o meu pai e o meu avô, desde sempre.

2 - Qual a sua opinião sobre as políticas federais de Educação?


Maria Helena Guimarães Castro: Para resultados a médio e longo prazo, a estratégia é boa, porque ela valoriza a melhoria da qualidade, valoriza a aprendizagem, com metas definidas - as metas do ministério estão bastante articuladas com as metas do Todos Pela Educação - o que é bastante importante para garantir continuidade da política pública. Do ponto de vista de resultados em curto prazo, algumas coisas que me preocupam, que têm talvez até menos a ver com o Ministério da Educação e muito mais a ver com certa tendência de novas leis aprovadas sem que haja um debate adequado. Por exemplo, a proposta do piso nacional: todo mundo é a favor do piso, nós também. No entanto, uma lei federal não pode estabelecer que as eleições para diretores de escolas sejam obrigatoriamente diretas. Essas são determinações estaduais e municipais, quando o Estado defini esse tipo de coisa fere a autonomia jurídica que estados e municípios têm. É preciso que exista um debate sobre algumas leis que estão no Congresso Nacional para que nós não fiquemos com um arcabouço legal e institucional que inviabilize as melhoras que todos nós queremos que aconteçam na Educação. A lei que está no Congresso Nacional, do senador Cristovam Buarque, que estabelece a escola de tempo integral das 7h até as 17h, somando 1 700 horas de aula. Nenhum sistema do mundo, nem na Finlândia nem na Suécia, nem na Coréia nem no Japão, tem um número de hora/aula tão grande. O que fazer com os alunos que estão no período noturno? Ao invés de o governo federal contribuir para a implementação do Plano de Desenvolvimento da Educação no Brasil, vai atrapalhar os estados e municípios naquilo que eles já começaram a fazer para atingir as metas de qualidade. É um atropelo. Ninguém fez conta, ninguém sabe o impacto que isso tem nos orçamentos estaduais e municipais, como isso se reflete na Lei de Responsabilidade Fiscal dos estados e municípios - que o governo federal não cumpre. Como é que nós vamos continuar melhorando a Educação se tivermos de cumprir todas essas exigências ao mesmo tempo? Não dá para fazer tudo.

   3 - Qual é o seu sonho para a Educação?
Maria Helena Guimarães Castro: Virei uma militante (risos), militante da Educação. Meu único sonho para a Educação é melhorar a qualidade da Educação básica. Que os nossos alunos terminem o ensino fundamental com o pleno domínio das competências. Só isso. Mais nada.


Nenhum comentário:

Postar um comentário